Em Portugal estima-se que a hipertensão arterial afeta 42,6% da população adulta. Descubra o que é, como se mede, como se previne e os grupos de risco.
A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é a pressão persistentemente alta nas artérias, o que obriga a que o coração exerça mais esforço do que o necessário, ao bombear mais sangue com mais força ou mais rapidamente, para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.
A hipertensão é medida através de dois valores: a pressão arterial máxima, ou sistólica, que mede a força com que o coração se contrai e expulsa o sangue do seu interior, e a pressão arterial mínima, ou diastólica, que diz respeito à medição da pressão quando o coração relaxa entre cada batimento.
Quando a pressão arterial é ideal, registando valores inferiores a 120/80, significa que o sangue está a ser distribuído por tudo o corpo, chegando a todos os órgãos. Porém, o valor pode aumentar depois de exercer desporto, voltando depois a normalizar. Contudo, pressões arteriais que sejam acima dos 140/90 correspondem a hipertensão arterial e pode ser prejudicial para a sua saúde.
As causas para a hipertensão:
As consequências da hipertensão:
A hipertensão, quando não é detetada precocemente, pode dar origem a problemas graves a longo prazo, tais como:
Os grupos de risco:
Aqueles que pertecem ao grupo de risco devem manter uma vigilância mais apertada nos seus valores de hipertensão, fazendo um registo diário das suas medições e consultar um médico especialista para fazer o seu acompanhamento. Estes são:
Medicação e prevenção:
Existe medicação para regular a tensão arterial, que o seu médico assistente pode recomendar. Porém, a forma mais eficaz de evitar a hipertensão é através da prevenção, começando por melhorar o seu estilo de vida ao:
A hipertensão é uma doença silenciosa, pois não manifesta sintomas claros. No entanto, ao longo dos anos, a pressão arterial causa danos precoces aos vasos sanguíneos e aos principais órgãos, como o cérebro, os rins e o coração. Se tiver suspeitas de que a sua tensão arterial está desregulada ou apresentar sintomas, como aumento dos batimentos cardíacos, dor no peito, falta de ar ou tonturas, consulte o seu Cardiologista.