O joelho é a articulação mais frequentemente afetada no corpo humano, seja por traumatismos seja por doenças degenerativas (“desgaste”). Na área da traumatologia do desporto o joelho é sem dúvida uma das articulações mais afectadas ao ponto de a consulta de joelho e lesões desportivas estarem muitas vezes fundidas.
Nesse sentido a CLINIA disponibiliza actualmente uma consulta específica de joelho/lesões desportivas. Nesta consulta o paciente tem a oportunidade de ser avaliado e tratado com protocolos de observação e orientação específicos para esta articulação.
Algumas patologias mais frequentes:
Entorse do joelho: trata-se de um movimento de “torsão” do joelho que pode lesionar os ligamentos, os meniscos ou mesmo a cartilagem. O tratamento pode ser não cirúrgico (à base de medicação, repouso seguido de fisioterapia) ou em casos mais graves necessitar de cirurgia.
Lesão meniscal: os meniscos do joelho são duas fibrocartilagens que servem de almofada entre o fémur e a tíbia. A sua ruptura implica muitas vezes o tratamento cirúrgico que consiste em ressecar a parte afectada ou nalguns casos, se for possível, repará-la.
Lesão dos ligamentos cruzados: o joelho tem vários ligamentos, sendo dois periféricos e dois intra-articulares, os chamados ligamentos cruzados (ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior). A lesão resulta na maior parte dos casos de entorses. O tratamento pode ser não cirúrgico ou obrigar a reparação cirúrgica. A ruptura do ligamento cruzado anterior obriga muitas vezes a reparação cirúrgica.
Artrose do joelho (gonartrose): trata-se normalmente de uma doença degenerativa que demora anos a desenvolver e que leva ao desgaste da cartilagem articular. O tratamento pode ser numa fase inicial não cirúrgico à base de medicação ou em casos mais avançados necessitar de cirurgia muitas vezes para colocação de uma prótese.
Fracturas: as fracturas que envolvem o joelho são as fracturas do fémur distal, da tíbia proximal, do peróneo proximal e da rótula. Consoante os casos, o tratamento pode ser não cirúrgico ou cirúrgico, por exemplo à base de redução da fractura e fixação com placa e parafusos.
Marque já a sua consulta de Ortopedia - Joelho e Lesões Desportivas
Texto elaborado por Dr. João Moreira